Casinhas marca presença na III Conferência Estadual da Juventude

O coordenador da Casa das Juventudes de Casinhas, Marcos Lago, e os delegados eleitos na Conferência Municipal, Poliana Araújo e Edynaldo Santana (Foto: Facebook/Reprodução)

"As várias formas de mudar Pernambuco" foram discutidas durante a III Conferência Estadual de Juventude, que aconteceu no início desta semana (segunda, 05, e terça, 06) no Auditório Tabocas do Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Em torno desse tema, cerca de 500 delegados, escolhidos em todas as 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado e representando diversos segmentos de juventudes, apresentam e defendem propostas de construção e avanços de políticas públicas. A abertura do evento foi feita pelo secretário de Desenvolvimento social, Criança e Juventude, Isaltino Nascimento, e pelo secretário executivo de Políticas para a Criança e Juventude e presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude, João Suassuna.

Representando o município de Casinhas, participaram do evento o coordenador da Casa das Juventudes, Marcos Lago, e os delegados eleitos na etapa municipal, Edynaldo Santana e Poliana Araújo. "Casinhas enviou várias propostas em seu relatório, dentre as quais, uma, dentro do Eixo de Mobilidade e Território, na qual pude defendê-la com muita garra. Após muito debate, acrescentamos algumas informações para a mesma e, em seguida, ela foi aprovada para a Conferência Nacional de Juventude. Trata-se da questão do passe livre para os jovens de baixa renda", comentou Marcos Lago em sua página no Facebook.

"Quero agradecer à prefeita Rosineide Barbosa, que nos deu todo o apoio desde a Conferência Municipal; agradecer ao nosso amigo Luiz Fernandes, que foi nosso ponto de apoio nesta jornada; agradecer aos nossos delegados Poliana e Edynaldo, que também representaram o nosso município e brigaram por propostas nos eixos de Meio Ambiente e Saúde. Aproveito ainda para parabenizar a juventude de Casinhas, pela elaboração das ótimas propostas em prol da juventude, por sua força e sabedoria", completou.

DINÂMICA – No primeiro dia, no período da tarde, os delegados participantes se dividiram em grupos para discutir 11 eixos temáticos: Participação social; Educação; Trabalho; Diversidade; Saúde; Cultura, Comunicação; Esportes; Território e mobilidade; Meio ambiente; e Segurança pública e acesso à justiça. Os temas foram trabalhados em salas específicas e cada grupo construiu cinco propostas. No segundo dia, durante a plenária geral, 22 propostas prioritárias foram eleitas. Essas, por sua vez, serão levadas à Conferência Nacional pelos 54 delegados, também eleitos na etapa estadual. A Conferência Nacional de Juventude acontece em Brasília (DF), de 16 a 19 de dezembro.

Charles Nascimento - Departamento de Comunicação