Escola da zona rural de Casinhas se prepara para realizar documentário sobre redes sociais

O projeto faz parte do 'Mais Cultura nas Escolas', dos Ministérios da Cultura e Educação, em parceria com a Prefeitura de Casinhas. Programa contemplou outras três escolas do município
Alunos da Escola Luiz Ventura, da localidade de Lagoa de Pedra, participam do projeto (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Como a internet e o acesso às redes sociais está interferindo no comportamento e relacionamentos de jovens e adultos que vivem no interior? Um vídeo-documentário que será produzido pela Escola Luiz Ventura, localizada na zona rural de Casinhas, pretende investigar. O projeto faz parte do programa Mais Cultura nas Escolas, dos Ministérios da Cultura e Educação, em parceria com a Prefeitura de Casinhas, através da Secretaria de Educação e da Diretoria de Cultura do município.

Quem está à frente do projeto é a estudante universitária Maiara Lima e o blogueiro Charles Nascimento, este último cinéfilo e realizador do primeiro filme rodado em Casinhas, o curta-metragem "Passarelas, Uma História de Carnaval", escrito, produzido e dirigido por ele em 2008, após sua história ter sido selecionada pelo "Revelando os Brasis", do Instituto Marlin Azul, em parceria com o Ministério da Cultura e o Canal Futura, onde o filme foi exibido nacionalmente. "Toda a experiência que tive o privilégio de adquirir durante as etapas de realização do projeto 'Passarelas', agora eu estou repassando para os alunos da Escola Luiz Ventura que estão envolvidos na idealização desse novo projeto", conta Nascimento.
O diretor de Cultura do município de Casinhas, Gerailton Leal, em momento de interação com alunos participantes do projeto (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
Para a etapa inicial do projeto, Charles está ministrando uma oficina com alunos da escola, onde aborda aspectos como História do Cinema, Cinema Pernambucano e Brasileiro e Técnicas Cinematográficas (Roteiro, Fotografia, Som, Edição, etc). "Vamos finalizar essa oficina com um momento especial, onde estarei reunindo alguns dos participantes do vídeo 'Passarelas' para que eles possam contar um pouco das suas respectivas experiências durante as filmagens para os alunos e professores do Luiz Ventura. Todos eles, inclusive o ator principal do filme, o Artuzinho, são moradores do município de Casinhas. Noutro momento, os estudantes também participarão pela primeira vez de uma sessão de cinema em um shopping na cidade de Campina Grande, na Paraíba", informou. 

Após o término das oficinas, os alunos e parceiros do projeto cairão em campo para realizar as filmagens. "A ideia é trazer à tona um tema super-atual, onde faremos uma 'investigação' sobre como as redes sociais estão interferindo de forma positiva ou negativa no cotidiano e no comportamento das pessoas que vivem no interior. Vamos documentar algumas histórias reais, de maneira descompromissada, sem querer provar qualquer coisa. Vamos apenas mostrar como as pessoas daqui estão lidando com isso, com muita verdade e experimentalismo cinematográfico. Tenho certeza que o vídeo, que terá longa-duração, vai despertar a curiosidade e o interesse dos telespectadores", explicou Charles Nascimento.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
A captação de imagens do filme será feita por Mário Andrade Foto e Vídeo Produções. Já a o processo de edição e finalização ficará a cargo do Studio C3M, de Marcílio Costa, que será responsável pela edição do documentário, além do trailer e making-off do projeto. Completando, a Agência Usimagem, de Leonardo Lima, criará as peças publicitárias, logomarca para camiseta, poster e capa do DVD do filme, e a 3K Soluções, de Augusto Clemente, eternizará a produção na internet com a criação do site do projeto. 

O 'Mais Cultura nas Escolas' pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura e da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira à educação integral. O programa contemplou, além do Luiz Ventura, outras três unidades de ensino locais: a Escola Professor Daniel, no sítio Montado, com um projeto de Música; a Escola Gedeão Almeida, com um projeto de Teatro; e a Escola São Luiz, no Centro, com um projeto de Rádio. Cada escola está recebendo um recurso no valor de pouco mais de R$20 mil para realização dos projetos culturais. O Blog Mais Casinhas apresentará nos próximos dias os detalhes sobre o andamento de cada projeto.