Vila Nova, Bengalas e São Domingos definem prioridades e escolhem seus representantes na primeira plenária do Orçamento Participativo

A prefeita Rosineide Barbosa presenteou com camisetas os delegados escolhidos pela comunidade para representá-los no OP (Foto: Mário Andrade/Divulgação)
O distrito de Vila Nova, no município de Casinhas, abriu na tarde desta terça-feira (19), a agenda de plenárias do Orçamento Participativo (OP) 2014. O evento aconteceu na Escola São Miguel e contou com a presença da prefeita Rosineide Barbosa e sua equipe de secretários e assessores municipais. O programa é uma iniciativa da atual administração municipal e tem como objetivo promover a participação da população nas decisões das principais prioridades a serem feitas nas comunidades da zona rural e bairros da cidade.

Na abertura, o coordenador do OP, Agaci Soares, destacou o pioneirismo da iniciativa na região. "Casinhas é a única cidade da região que teve a 'ousadia' de convidar o povo para escolher quais as prioridades a serem tocadas pelo Executivo na sua comunidade. Quando a prefeita decide sair do seu gabinete para ouvir o que o povo quer, eu não tenho dúvidas, é porque ela realmente quer fazer alguma coisa", afirmou Soares.
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Foto: Mário Andrade/Divulgação
A secretária de Educação, Laura Souza, lembrou que as propostas apresentadas pela população nas plenárias do OP só começarão a sair do papel a partir de 2015. "O que é mais importante neste processo todo é que, ao invés dela (a prefeita) decidir sozinha onde vai aplicar os recursos, preferiu convocar a população para ouvi-la e saber quais são as prioridades, o que é mais necessário e urgente em suas comunidades", disse Laura, após elencar as principais ações desenvolvidas pela sua pasta na atual gestão.

"Nesta gestão, o povo tem vez e voz. Nem sempre a gente consegue atender todas as demandas, mas sempre estamos tentando fazer o melhor. Encontramos a casa um pouco desarrumada, mas, graças a Deus, conseguimos organizar. A Saúde de Casinhas mudou muito. O povo está mais próximo e o objetivo de levar uma saúde resolutiva e não paliativa para a população começa a ser alcançado", afirmou a secretária de Saúde, Patrícia Negromonte.

Já a secretária de Assistência Social, Núbia Ramos, também aproveitou para fazer um resumo das ações da sua pasta e enfatizar a importância do OP para a população local. "É um momento único. O momento de saber o que vocês querem para os seus filhos, para o futuro de Casinhas. Aproveito o momento para mostrar como a Assistência Social vem acontecendo, de fato, na vida dos cidadãos, no papel e na prática. Não é todo mundo que tem coragem de levantar do seu birô e ir aonde o povo está para ouvir suas reivindicações".
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Foto: Mário Andrade/Divulgação
Última a falar na reunião, a prefeita Rosineide Barbosa iniciou seu pronunciamento ainda lamentando profundamente a morte do ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos, mencionando outros políticos que já se foram e que também fizeram parte da história de Casinhas, a exemplo do ex-governador Miguel Arraes, avô de Campos, e do ex-deputado federal Sérgio Guerra. "Eu ainda não consigo ver Eduardo morto, com toda aquela vontade de fazer um Brasil diferente e melhor. Ele foi um homem bom, então só nos resta pedir a Deus que o ponha em um bom lugar", disse, visivelmente emocionada.

"Há 11 anos atrás, nós adotávamos o Orçamento Participativo em Casinhas. Onze anos depois, estamos reimplantando o programa para que a gente possa gastar o dinheiro, que é de vocês, com aquilo que vocês quiserem. É assim que a gente trata os recursos do povo de Casinhas. Para isto, precisamos ouvir a população, que é o que estamos fazendo aqui no dia de hoje", disse Rosineide, que quebrou o protocolo e se comprometeu em atender algumas das prioridades elencadas pelos moradores de Vila Nova, Bengalas, São Domingos e Rua Sete antes mesmo de 2015.
Fotos: Mário Andrade/Divulgação
Nas reuniões do OP de Casinhas, definiu-se pela escolha de três prioridades a serem realizadas em cada um dos 12 polos que abrangem as mais de 30 localidades do município. Hoje, em Vila Nova, entre as prioridades pleiteadas pelos moradores, houve pedidos como a construção de uma Academia da Saúde, a abertura de uma estrada de São Domingos até o açude de Vila Nova, água encanada nas três comunidades e a ampliação e reforma do Cemitério de Vila Nova. "Podem ficar tranquilos que ainda este ano vocês vão receber a água e quanto à abertura dessa estrada, primeiro vocês precisam me ajudar a convencer o proprietário das terras a liberar a passagem, aí a gente vem e faz", garantiu.

No encerramento da plenária, também foram escolhidos pelos próprios moradores um delegado e um suplente, que serão responsáveis por mobilizarem a população de cada localidade e de discutirem quais são as reais necessidades de cada uma delas. Para a função foram eleitos o agricultor Otacílio Henrique da Silva, morador da comunidade de São Domingos, e o aposentado Carlos Antônio Galdino Nascimento, de Vila Nova.