Prefeitura lança Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Imagem: Reprodução
A Prefeitura de Casinhas fará na manhã desta sexta-feira (09), a partir das 10h, a abertura em âmbito municipal do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A solenidade de lançamento do programa será realizada a partir das 10h, no auditório do Fundo Previdenciário de Casinhas (Funpreca), no Centro.

O PNAIC é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a: alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática; realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental; e, no caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

A participação da família também é fundamental para o bom entrosamento entre aluno-família-escola. Além de encaminhar os filhos para a unidade de ensino, são os pais que devem verificar as tarefas e outras atividades, completando o ciclo de comprometimento pela educação. O programa de alfabetização na idade certa, contará como um eixo principal voltado para formação continuada dos professores, para que o município possa alcançar a meta.